Casamento Evangélico

O casamento evangélico ou protestante, chamado Bênção Matrimonial, apresenta algumas diferenças em relação ao casamento católico. A principal diferença é em relação ao compromisso conjugal – para as igrejas evangélicas o casamento não é um sacramento, não há rituais e os noivos não realizam um juramento, mas sim um COMPROMISSO. Também não há curso de noivos para casamentos evangélicos, mas sim uma conversa com o pastor (ou pastora) que celebrará o casamento. Durante a bênção, as palavras serão baseadas nessa conversa e na história vivida pelo casal.

No casamento protestante não há o culto aos santos nem à Maria, mãe de Jesus. Eles são lembrados como pessoas especiais e como exemplos a serem seguidos, mas nunca cultuados. Por isso, a Ave Maria não é permitida. Em geral usa-se o Pai Nosso em casamentos evangélicos.
As músicas escolhidas não precisam ser todas cristãs, mas obviamente deve-se ater ao momento e observar se essas músicas são adequadas. De qualquer forma, há maior liberdade em relação a cantos e hinos. Pode-se usar músicas evangélicas para momentos especiais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia

na nossa denominação os noivos

fazem curso de 6 meses.

Pode ser que tenha denominações

que não precisam desse curso.

Mas na Igreja do Nazareno de

Central de Campinas e todas as

outras,tem o curso p/ noivos.

Meu filho e a noiva estão par-

cipando do curso.E também a con-

versa pastoral.

Eu precisava dar este esclare-

cimento.

Fiquem na Paz do Senhor

Silvia Regina S.Peressinoto

Ana Ribeiro disse...

a denominação, a Batista Missionária Internacional, também tem curso de noivos.
E também na Nova Vida, sei que há o curso que dura 8 ou 10 semanas.